Páginas

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Off Line

Reproduzo aqui  e-mail que enviei à revista Off Line, publicação paulista distribuída nas universidades, e que recomendo a vocês NÃO LEREM, ao menos por enquanto...
____________________________________________
Maria Isabel Sáenz de Zumarán Medeiros
 
Ontem à tarde, enquanto esperava  minha filha  (17 anos) na UEM/Maringá   fiquei fazendo hora na lanchonete da universidade e aproveitei para folhear uma revista chamada Off Line - Incendiando mentes universitárias -  disponível no balcão.

Realmente ela traz  assuntos de interesse da moçada universitária como comentários sobre filmes e livros, fotos bacanas, artigos interessantes, etc..porém não posso deixar de opinar a respeito dos contos eróticos. Sou uma mulher bem informada e  mãe de 4 filhos [...]. Concordo que sexo é bom demais [...] mas tenho que dizer que discordo do fato de publicarem contos eróticos numa revista voltada para  universitários jovens, muitas vezes adolescentes ainda.

 
A vocês,  editores e equipe da Off Line que provavelmente também  são jovens, peço que avaliam o que tenho a dizer:

Saibam que ao estimular o desejo por sexo em quem lê esses contos, vocês são  co-responsáveis moralmente pelo ato sexual que virá após a erotização provocada pelos contos, porque o carinha, ou a garota assim que terminar de ler o tal conto vai sentir o  desejo de transar, tendo ou não parceiro fixo e aí que entra a co-responsabilidade de quem provoca o ato sexual irresponsável.

Parem um minutinho e pensem nas consequencias desses contos...

AIDS - Participei semana passada de um curso de capacitação de Conselheiros de Saúde sobre a AIDS onde foi demonstrado que o índice de portadores de HIV tem aumentado ano a ano inclusive a partir dos 13 anos!!
Gravidez precoce  - Já pensaram quantos filhos sem família e sem pai existem por aí, frutos dessas transas?  Quanto sofrimento para os pais das jovenzinhas grávidas? Para os pais do rapaz  que engravidou uma garota e queprovavelmente não vai poder nem mesmo criar seu filhinho? 
Gravidez indesejada de moças maiores de idade que não desejam aquele filho, que o entregam para adoção ou para os avós, que tem seus estudos interrompidos, sua vida profissional prejudicada...
Aborto - Bebes não desejados,  assassinados sem dó...Bebês que ninguém normal mataria no colo da mãe mas que matam quando ainda estão dentro da barriga.
Consequencias do aborto Consequencias físicas (esterilização ou morte) e psicológicas (sentimento de culpa, depressão...)
Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) como sífilis, gonorréia, hepatite  B e C, herpes.
Doenças psicológicas - Portadores de HIV e moças solteiras grávidas que sofrerão fatalmente de algum tipo de preconceito e discriminação, sentirão vergonha de seu estado, terão medo de enfrentar a
família e a comunidade na qual estão inseridas... isso tudo provoca doenças psicologicas e psicossomáticas!
Homossexualismo É sabido que muitos enveredam pelo caminho da homossexualidade apenas porque foram induzidos a ele pelas circunstancias. Nem todos os gays escolheram ser homossexuais desde pequenos (isso é outra história, e tem várias causas que não vem ao caso agora). Muitos são levados ao homossexualismo porque  havia  apenas outra pessoa do mesmo sexo disponível no momento da excitação.. jovens  que nem sequer haviam planejado transar com outro do mesmo sexo mas se deixaram levar  pela excitação do momento e concordaram em transar...e aí? E o estrago psicológico que isso pode produzir? Quem vai consertar? Quem vai apagar da mente deles aquele "escorregão"? Quais as consequencias para auto-estima, para própria identidade sexual? O que fazer com o sentimento de culpa depois? 

São ônus com o quais  muitos terão que arcar por causa de uma eventual transa estimulada por essa revista.
Não dá pra negar, queridos. Sexo pode gerar filhos. Sexo pode gerar doenças. Sexo pode gerar sofrimento. 

E não digam que vocês não tem nada com isso.
A pessoa que põe a arma na mão do assassino tem tanta responsabilidade quanto a que aperta o gatilho!

A revista até que é legal e  não precisaria desses contos pra ficar "mais legal"! Penso até que seria mesmo o contrário: seria mais legal ainda, para todos os que a lêem, e não apenas para os que valorizam o sexo dessa forma.

Peço que reflitam. Façam uma reunião, conversem uns com os outros e decidam:

Queremos ser conscientemente responsáveis pelas consequências dessa erotização?
Não temos mesmo nada a ver com a vida e a saúde física e emocional de outros jovens?
O nosso interesse em conseguir mais patrocinadores e anunciantes está acima dessa preocupação?
Existem tantas outras formas de promover o sexo...Que diferença faria uma revista universitária?

Respondam sinceramente a cada pergunta e pensem nisto:

  • Pensem que a garota que ler um conto desses poderá ser a filha adolescente de vocês daqui a alguns anos, imagine-a transando com o primeiro carinha disponível, e que engravidou porque a camisinha estourou...ou transou sem camisinha mesmo...coisa que é beeem comum!!!

  • Pensem que pode ser seu filho garotão, estudante da UEM,  cheio de projetos para o futuro,  e que terá sua vida detonada pelo HIV...

Não se preocupem com o que os outros fazem, com o que a mídia e a internet faz, preocupem-se com a parte  que cabe a vocês!!
Pensem individualmente, como cidadãos responsáveis, como homens e mulheres de bem.

A Off Line precisa mesmo de contos eróticos?

Que tal assumir uma postura que até pega bem entre os jovens hoje em dia, de revista éticamente correta  que decidiu por não publicar mais esses contos por causa das consequencias acima? Seria até um ponto a favor se publicassem um artigo anunciando as causas dessa decisão.
Ia pegar super bem!!

Gostaria, se possível,  de saber a opinião da equipe a respeito deste e-mail e
Obrigada por lerem até o final!!

Abraços e
Que Deus os abençoe!
Isabel


P.S.: Escrevi o e-mail a princípio, sem nenhuma preocupação com uma posterior publicação no blog. Por causa disso, fiz pequenas alterações na estrutura de algumas frases, mas a essências das mesmas é fiel ao texto original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...