Páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Palavras, palavrinhas...PALAVRÕES!!

Hoje em dia parece impossível falar sem ao menos soltar um belo palavrão!!(belo??) Às vezes fico ouvindo as conversas na porta da escola dos meus filhos...Sabe né, aquela rodinha depois da aula, esperando pelos pais? Meeeu Deus!!



Quanta sujeirada sai daquelas bocas!! Dos meninos e das meninas  inclusive!!!!  Como é que não pensam no significado daquelas... palavras (palavras ?)!
Qualquer "google" da vida dá o significado - já que não imagino nenhum adolescente abrindo o Aurelião pra descobrir - mas pra falar a verdade, tooodo mundo sabe o que elas significam, nééé?

As mais-mais

O sinônimo do órgão genital  masculino é um dos palavrão mais falados, e os outros super comuns são todas as variantes verbais vulgares do ato sexual. Ah,outro horroroso muito usado é...ah, deixa pra lá...

Geeente!!  O que é que é isso? Será que não dá pra se expressar sem falar   @/!!#&»*@€#!! o tempo todo?

Mas o que me espanta mesmo é ver a turma de crentes que fala palavrões como se fossem...palavras normais, assim coisa pouca. Acham que não tem nada de mais! Já ouvi até a expressão: palavrão gospel! Tipo, aquele palavrão falado de crente-pra-crente.É mole?  

Cresci num lar em que palavrões eram a coisa mais normal do mundo. Meu pai era campeão, mas...ele ao menos era chique! Falava palavrões em espanhol!! (brincadeirinha...). E eu também falava uns e outros, dependendo da circunstância. 

Com a maturidade e, especialmente quando os filhos foram chegando,fui perdendo o hábito,   mas como convivi os últimos anos  entre pessoas pras quais falar palavrão é "mó normal" eles - os palavrões - foram colando em mim de novo,  especialmente na hora da raiva, só que daqueles mais "lights", tá? mas mesmo assim...palavrões. Eu sempre tive consciência de que Deus fazia uma careta quando me ouvia e logo pedia perdão a Ele e a quem estivesse por perto (em geral alguém da família. Fiz então um propósito de não mais falar palavrões, de nenhum tipo. E sabe que tem dado certo?

Se você é desses que fala palavrão -"light" ou "heavy" -  não importa, bem que poderia fazer o mesmo: um firme propósito de limpar a boca! Aproveite para incentivar, com jeito, amigos e colegas da escola, do trabalho ou da igreja a fazerem o mesmo, mas principalmente, dê o exemplo!

Vai aqui uma idéia tosca, mas quem sabe funciona:


Meu filho combinou com os amigos que sempre que alguém soltar um palavrão, quem estiver mais perto vai dar um soco no braço do "boca suja", tipo aquele que se dá quando alguém vê primeiro um fusca azul!

"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe; 
e sim unicamente a que for boa para edificação, [...] e, assim, transmita graça aos que ouvem." 
 Ef 4.29
E ATENÇÃO!!
Deixe de falar, mas não só isso, deixe também de escrever, curtir, compartilhar, twittar e retwittar palavrões!! 

P.S.: vou indicar este post pros meus filhos também!...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...